sábado, 12 de março de 2011

Indicação de livro

Neste tempo, em que tenho aprendido mais tecnicamente sobre fotografia, tenho lido muitos artigos, revistas e livros. Ainda mais porque estava por definir qual será minha camêra, bom decidi, vou começar com a Canon 7D (melhor seria se fosse a 5D mark II, mas o preço aumenta bem pra mim no momento) então queria saber como é o seu desempenho, quais lentes usar etc.Com o fotógrafo Jean Assis tenho aprendido muito, pois observo a iluminação que escolhe para as fotos em seu estúdio,a forma de lidar com o cliente, a fotografia comercial etc, mas a prática é o que conta e o que percebo é que ainda tenho muito da teoria que preciso colocar em prática.
 Tenho a limitação de ainda não possuir minha câmera, as fotos que tiro foram da câmera de meu amigo fotógrafo Luís Fernando, uma Canon T2i e uma Sony Cyber Shot DSC- HX1 da minha irmã.

Mas esses dias estão chegando ao fim, já tenho fotos agendadas para um book esse mês e quero colocar em prática o que estou aprendendo neste tempo.Principalmente no que tange a iluminação correta (exposição correta,com a velocidade e abertura do diafragma).

Buscando uma maior compreensão sobre o assunto, uma de minhas maiores dúvidas ( e olha que tenho muitas, como lentes,quais escolher etc rs) era o uso do flash dedicado. E não é que nas minhas buscas, encontrei um livro sobre este assunto (me agradou bastante, linguagem fácil e prática!) e que creio que servirá e serve de grande ferramenta para mim ( e para quem quiser conhecer mais sobre o tema ),enquanto o uso do flash não for algo totalmente intuitivo dentro de mim, aplicarei bastante os conhecimentos que capturei do manual do fotógrafo e escritor Neil Van Niekerk. Seu livro: Flash dedicado - Técnicas para fotografia de casamento e retrato editora Photos.


Tirei muitas coisas boas deste livro,mas uma delas foi a forma como o Neil programa a câmera de modo manual para obter a exposição correta e como configura o uso do Flash TTL ,auto e manual, de acordo com a situação, interna e externa a velocidade de sincronismo do flash (para o melhor desempenho dele) etc. O uso do Flash de preenchimento, rebatido,direto o uso de rebatedores, modificadores e filtros.
Nossa são tantas coisas bacanas,que abriram um grande e novo universo pra mim.

Se você se interessa por este assunto e deseja aprender mais, indico esta leitura, tenho certeza de que vai ser muito útil a você.


Interessante é que neste feriadão de carnaval fui visitar um casal de amigos, recém casados e como sabem que fotografo e fui madrinha queriam minha opinião na hora de escolher as fotos para o seu Álbum.Comentei, mas observei (e isso não precisei dizer a eles) em como a iluminação foi fraca, as poses muito lindas, mas o ajustes dos brancos, a exposição medida erronêamente, traziam grandes erros, subexpondo e e superexpondo muitas das imagens.
Entendi de que não adianta se ter o melhor equipamento se não se sabe tirar o melhor dele e usá-lo ao seu favor  até para aliviá-lo para a pro-produção.

No livro,achei muito bacana e util a forma de encontrar a exposição correta, o autor deu várias dicas,mas uma que achei bacana demais para mim, foi a de observar no histograma e ai depois é só fazer as compensações no caso de se usar o flash. Mas isso servirá para cada tipo de situação etc.Aaaa se deixar vou ficar falando e falando aqui sobre isto.

Enfim,logo terei mais novidades pra vcs!

Nenhum comentário:

Postar um comentário