segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Freiras artistas : Madre Isabel Guerra - Pintora Hiperrealista e Hermana Glenda - Cantora e compositora

Amo descobrir artistas novos (para mim!),  e  Isabel Guerra foi mais do que especial já que amo a  pintura hiperrealista.

Referência da pintura espanhola contemporânea, madre Isabel Guerra é uma pintora hiperrealista, em cujos quadros o tratamento da luz tem especial significado. Alguns tem comparado sua obra com a do pintor holandês Vermeer. Autodidata, iniciou-se na pintura aos doze anos, e, aos 23, ingressou na vida monástica. Vive atualmente em clausura, no “Monastério de Santa Lucía” ,da Ordem Cisterciense, em Zaragoza, Espanha. Para ela,  “pintar e amar a Deus” se completam. O tema de seus quadros é, principalmente, a figura humana: jovens adolescentes -”porque asimilamos la esperanza a la juventud’, em atitudes de serenidade e repouso, mas também pinta naturezas mortas com grande maestria técnica. Autora também de livros, a cada tres anos vai a Madri expor seus trabalhos, que atrai enorme público. Acadêmica de honra da Real Academia de Belas Artes de San Luis e acadêmica correspondente da Real Academia de Belas Artes e Ciências Históricas de Toledo, Isabel começa sua jornada às cinco da manhã e, depois de quatro horas de oração, às nove e meia começa seu trabalho no ateliê de pintura. Este, é o único que diferencia sua vida das demais religiosas do mosteiro, já que estas se dedicam a restaurar livros antigos. A vida no convento serviu para um isolamento sereno das preocupações terrenas. Ela declara estar convencida que o mundo não deve perder as esperanças. Sua obra contém uma mensagem de resistência: “a beleza sendo possível, nem tudo está perdido…” “Mis lienzos buscan ser carta abierta a los hombres y mujeres de este tiempo, cuyas tumultuosas aguas forman imponente cascada que cae sobre el cauce estremecido del tercer milenio… ¡Ojalá pudieran ser carta dictada por el Sol que nace de lo alto! Una carta claramente iluminada por la Luz”. (Isabel Guerra)









 Lindíssimas pinturas!


Ai vai uma entrevista com a Madre:


UM OLHAR NO INTERIOR DO SER HUMANO
Minhas pinturas buscam a carta aberta aos homens e mulheres do nosso tempo, cujas águas estão turbulentas cachoeira deslumbrante que se estende pelo na cama abalou o terceiro milênio.Eu gostaria que eles poderiam ser uma carta emitida pelo Sol se ergue no alto! A letra claramente iluminado pela luz.Isabel Guerra.
Ele exibe a cada três ou quatro anos. Em 2000, a cidade de Saragoça, em Mercado organizou uma retrospectiva de toda a sua obra, durante o Fiestas del Pilar. Há marcharam centenas, milhares de pessoas. Quem foi capaz de mobilizar tantas pessoas com uma mensagem de beleza?
Queríamos saber mais sobre esse artista extraordinário, e aproveitar a sua estadia em Madrid, em sua última exposição em 2004, para conversar com ela. Como é, o que eles pensam, a mulher sente-se como simples diante de nós?
Recentemente nomeado membro da Royal duas Academias de Belas Artes (1), é uma monja cisterciense, mas acima de tudo, e é isso que nos une, é pintor da luz ...
- Como é que me dirijo a vós? Irmã? Mãe?
-Isabel. Meu nome é Elizabeth.
Com que idade você começou a pintar?
Tempo integral, aos 12 anos. Antes de tirar brincadeiras e coisas que você normalmente pinta uma criança gosta, daí que, quando no meu aniversário eu tenho uma caixa de óleos, tive um impacto terrível. Isso foi muito importante para mim e no dia seguinte eu tenho uma vontade louca de tentar pintar a bela paisagem vista da varanda da casa onde eu nasci, que é nada menos do que as montanhas de Madrid ...O mesmo fundo que foi Velazquez em seu estúdio, e onde colocar fotos dos reis. Em que lugar especial que eu poderia começar a minha profissão e minha vocação.
"Nós temos acompanhado de perto seu trabalho através dos catálogos e descobriu que este livro é também enriquecida a sua palavra (2), é complementada pela palavra e pela pintura em transmitir o amor e emoções?
A pintura não nasceu para ser explicado, é uma forma de expressão completa em si mesma, e também a palavra. Ambos podem funcionar juntos e paralelos, mas complementares. A tinta não deve ter explicações, na verdade os textos dos catálogos não são como tal explicação das pinturas, mas uma maneira de me expressar. A arte vem de imediato, e se vier, há algo errado.
- Isabel Guerra evoluiu na apresentação dos seus últimos quadros?
Sim, há uma evolução em alguma parte desta exposição, uma novidade para aqueles que esperam o meu trabalho normalmente. É algo que eu tenho feito com amor e eu saí muito coração. Poderia ter sido um risco, porque ele tinha uma linha muito forte para o ano, mas em geral estão felizes da minha nova fase, novas idéias de lá, eu acho que é muito importante para um pintor. Mas não se deve colocar como uma obrigação, sair de outra maneira espontânea e não deve ser feito, a mudança para a mudança é falsear a própria obra.
"As razões específicas para o quadro, eles surgem a partir de sua própria inspiração, ou alguém que eles estão sugerindo?
Não, ninguém sugere nada. Um pintor, são as vidas e ambiente, que deve sugerir o seu trabalho e, especialmente, a sua emoção com as coisas ao seu redor e para sua própria privacidade. No meu caso, seria a minha relação com a beleza, com um capital social "deve ser permanente, já que sou uma esposa devotada. Minha busca é a busca da beleza, luz, ea busca da bondade, verdade e beleza com maiúsculas, da qual emana toda a beleza entre nós.
- Por que tímido olha no exterior para as obras de Isabel Guerra?
Há algumas fotos que estão em aberto e outros que têm uma mistura que é irrealista e imaginativa. Eu não sei se é um peep tímido, ou não querer dar a aparência de interioridade e intimidade que eu olho bom. Esse aspecto de interesse interioridade-me muito, porque eu queria fazer a maneira para as pessoas, dar dicas de como encontrar-se com si mesmo, do que hoje muitos fogem, e não apenas para seu próprio bem, porque todo mundo que foge -se perder a oportunidade de alcançar a serenidade e coerência, juntamente com os outros.A aceitação do próprio plasma dentro desses olhares que evocam uma atitude reflexiva, mesmo de oração.
A imagem pacífica dos modelos parecem sugerir um feminino arquetípico, o que, onde, ou para quem esses adolescentes voltam o seu olhar?
Nós estamos falando sobre o interior do olho: somos habitados pela Luz, por que alguém que está mais perto de nós do que nós e que temos a possibilidade de descobrir e amar, vivendo em constante comunicação com qualquer um-não-capitalizados apenas nos rodeia, mas que nos invade e habita dentro de nós, em nós.
"Nós impressionar os close-ups que refletem uma beleza interior, essas vidas ainda estão longe de ser mortos, talvez o tempo acelerado em que vivemos nos torna sede de calma e perto?
O homem de hoje, se ele sabe ou não sabe, definitivamente, tem sede e necessidade de paz, serenidade e interiorização! A prova é que muitos visitantes para a exposição que eu digo que esta pintura dá-lhes paz. Há pessoas que apreciam muito mais efusiva, pois para eles, como eles dizem, foi fundamental para o impacto que sentiu ao ver as minhas fotos. Outros mantêm um relacionamento contínuo comigo, me escreva e diga-me as mudanças que têm vindo a experimentar em sua vida depois de conhecer o meu trabalho.
Esta é a coisa mais gratificante que pode acontecer a um pintor e é o que realmente dá sentido ao meu trabalho, e apesar de não mais de uma pessoa, que valeria a pena o esforço de trabalhar no que eu faço.
"Nós fomos para algo muito mais concreto, quantas horas você passa um dia na sagrada arte da pintura?
Nossa vida monástica e são muito organizados cronograma, mas a cada dia é novo e nem sempre o mesmo. O que acontece é que tendem a zero muitos minutos por dia, como há também tempo livre para se dedicar ao trabalho. A pintura é muito exigente em termos de horas e esforço diário, as pessoas pensam que você tem que ser trabalhado para fora quando quiser, ou quando você está inspirado, mas muito pelo contrário: A inspiração pode vir um dia gostaria de trabalhar menos, às vezes o dia está mais cansado e você acha que não vai fazer nada, é o dia que ainda resta muito trabalho a ser resolvido e melhor. Neste temos de ser muito consistente.
- Qual é a diferença a um pintor um artista? Onde está o limite entre uma simples pintura de uma obra de arte?
Você pode fazer a imagem perfeita e sem alma, como você pode jogar o piano brilhantemente bem em termos de técnica, e não produzir qualquer emoção em alguém, e vice-versa: você pode ter uma má técnica, mas tem uma grande capacidade de transmitir sentimento e emoção para chegar lágrimas aos olhos das pessoas que escutam. Essa seria a diferença.
"Se entendermos a arte como expressão da beleza, o que pensam as pessoas do culto dos lugares feios, por exemplo, um olho sobre o outro?
Às vezes tenho escrito sobre o culto da feiúra em que vivemos hoje. O que as pessoas pensam? Então acho que tudo isso são muitas e não opiniões para todos os gostos, e também muito surpreendente. Há jovens que apreciam a beleza em si mesmo considerado, mas não é só coisas bonitas, pode haver em uma vassoura que tem uma alma e bem iluminada. A coisa boa não é simplesmente inteligente.
- Devemos dizer que a beleza está também nos olhos de quem vê?
A pintura nunca está acabado quando o artista é assinado e deixado para alguém que está pendurado na parede de sua casa, ou numa galeria de arte. A verdadeira imagem é completada pelo observador, e vai ter muitas leituras e muitas formas de beleza ou, como muitos espectadores têm faltado. A tabela é sempre algo que termina entre os dois: entre o artista e que fornece o jogo, quando percebem a mensagem. Lá, no ponto de encontro é que recriar a verdadeira arte e beleza.
O culto da fealdade está agora profundamente enraizado na sociedade, mas eu não penso tanto no potencial que os fãs de pintura no bombardeio da mídia que nos afligem todo o horror que vivemos no mundo. Mas eu acho que a arte é chamado para dar dicas de esperança.
Temos de estar abertos a essa possibilidade em nosso mundo através da introdução de imagens com as quais a perceber que a beleza é possível, e não apenas amanhã mas para hoje! Vemos que nesta vida não é só a distorcida e feia, mas há tanta beleza que nos rodeia, e coisas do cotidiano que nos cerca também estamos falando de harmonia e paz.
Nós podemos criar um ambiente de bondade, serenidade, ou podemos criar um ambiente de repente, inquieto, mas que depende de nós. Quanto mais nós apresentamos a nossa consternação com o que acontece, nós colocamos mais desespero e horror no mundo. É um problema que acordar todo dia e é importante não desanimar nunca. Certamente é muito difícil, temos de reconhecer que as pessoas hoje em dia tem forte.
"Se imaginarmos o gênio do artista como uma chama que passa através dos tempos, para despertar alguns corações humanos, cujo íntimo sente herdeira na arte da pintura?
Absolutamente todos. Eu sou herdeiro de ninguém que tenha feito um trabalho considerável e desfrutar as coisas boas que tem sido feito na história da arte. Eu não sou um seguidor de qualquer fluxo particular, eu sempre tento criar o meu próprio mundo, no entanto modesto, ea soma de todos esses valores enormes, criar a minha própria maneira de fazer, ver e dizer. A única coisa que pode acontecer é que é sazonal e está olhando mais como um pintor que outra, mas, sempre dão o mesmo exemplo, é como quando você vai ouvir música e, dependendo do tempo, quero ouvir Mozart, Beethoven e Albéniz.
"Ele disse que uma mensagem é como a arte, sem um envelope vazio da carta, não tinha muitos envelopes vazios hoje?
Às vezes, os pintores podem estar em risco de trabalhar neste ofício maravilhoso da pintura como uma profissão qualquer, e fazer uma série de obras para atender seu estilo de vida, mas ouso dizer que esses artistas não são artistas. Se os artistas que vão preencher o envelope.
"Como acadêmico em duas Escolas de Belas Artes, faz discípulos Isabel Guerra para transmitir a sua arte?
Não, meu caminho não é ensinar, eu nunca tive essa inclinação. Além disso uma coisa são as Escolas de Belas Artes e outra é a Real Academia de Belas Artes, que são organismos que não têm alunos, não professores. A verdade é que muitas pessoas me dizem isso, mas é claro que meu caminho não está acontecendo lá fora.
Voltando à sua pintura a vender apenas original, não é uma pena que tão poucas pessoas participam nesta comunhão permanente com beleza, encontrada em suas obras?
Uma das razões por que também está exposta para que as pessoas podem usufruir, ou não, basta ver o trabalho sendo feito. Não é só para vender quadros, mas de apresentar um trabalho.
- Ainda não pensei sobre o seu trabalho de edição de folhas ou cartões que podem ser disseminados de forma ampla, a preços acessíveis?
As apresentações proporcionaram um catálogo onde aparece todo o trabalho. Há também um livro que é uma coleção de trabalho anterior (3), e é possível que as futuras publicações podem aparecer, a porta nunca está fechada, pode ser que em algum momento fazer reproduções de qualquer trabalho em particular, por alguma razão.
Enfim, não há nada como a pintura de visualização ao vivo. As reproduções são sempre um substituto, às vezes muito triste e que é importante é não comprar um livro do Museo del Prado, mas a visita. O importante é não ter o catálogo de uma determinada exposição, mas para visitar esta exposição e tentar produzir essa mágica que mencionamos anteriormente.
"Cada casa tem sua própria história. Entre suas últimas exposições, há alguém que é seu favorito?
Cada pintura tem uma vida, e cada um colocou todo o interesse e todo o coração é quando eu terminar quase sempre verificar que não tem nada a ver com o que eu queria e escondê-lo dos dois lados ... A verdade é que todos são muito queridos, é como se você perguntar a uma mãe que a criança quer mais. Eu coloquei um monte de entusiasmo na pintura recente, em que a evolução é vista com clareza, mas que fazem parte da continuidade de um trabalho.
"Se as imagens são como as crianças, é doloroso para descartá-las?
Não, muito pelo contrário, até mesmo para trabalhar, eu prefiro ter as paredes do estúdio limpo. Além disso, eu pinto para os outros, se trata de uma mensagem é como uma carta aberta para o outro e eu me sinto muito triste que a imagem foi feita para esta finalidade é fechado em um quarto ou uma loja em casa Essa não é a maneira que eu sinto no tópico, eu sei que existem muitos pintores que reconhecem sinto muito à parte com as pinturas, acho que é muito respeitável, mas não posso compartilhar.
"Habituado, como imagino que seja, o silêncio do mosteiro (4), como você se sente, depois de um mês em contacto directo com o público?
"Passei ve tantos anos e nestes contrastes, o que me faz de alguma forma familiar e parte do meu trabalho e meu estilo de vida. Qualquer artista que se sente muito confortável no ambiente em que tenho o privilégio de viver e trabalhar, inclusive essa paz e serenidade. Mas não há problema, em cada quadro eu sei o que vir como nenhuma surpresa a bagunça da vida que é Madrid. Eu sei que esta cidade, tão desconfortável e agitado, mas eu quero muito, porque é minha terra natal e que me faz sentir muito confortável e muito feliz aqui.
"Um grande número de leitores Esfinge admirá-lo profundamente, como estabelecer uma ligação com eles, um vínculo que resta? De coração para coração ...
Gostaria de incentivá-los a ser requerentes de paz que temos vindo a falar há tanto tempo, e não acho que o mundo só pode ser espaço para a melancolia e tristeza, ou pensar que as coisas belas são idos, há apenas a distorção, o terrorismo, ou a ansiedade ... Não!
Gostaria de estar em harmonia com nosso meio ambiente vale a pena porque podemos ser muito mais feliz. Mas acima de tudo, eu diria tentar olhar para dentro, para encontrar a luz dentro de nós.
Depois de contemplar os seus quadros, e logo depois em bicos de pés para a alma, confirmou que Isabel Guerra respirar o cheiro da saúde a vida eterna. Em silêncio cúmplice, prevêem que o encontro com a Luz que restaura a esperança sempre.
MODELOS
- Será que precisa ter um certo olhar de dentro para posar para seus quadros?
Nós testamos, mas nem todos são para esses problemas, esse é o problema, nem todos têm atitudes. Pode ser uma pessoa excepcional, e ainda assim dar uma palestra sobre a interiorização, uma coisa é a imagem que nos ajuda a transmitir a mensagem e outra é a realidade do povo.
"Ultimamente, as crianças não pintado, como de costume.
Não, agora estou mais interessado no interior da fibra, mais adulto. É algo que eu também posso dizer mais.
- Por que somente figuras femininas?
Muitas vezes me perguntam, mas é uma realidade que todo mundo prefere a figura feminina em relação à beleza. Ao pintar, eu passo o mesmo com a figura masculina, o que acontece é que eu pretendo alcançar a maioria das pessoas, e ficar muito mais feminina.
ASSINATURA
Minha assinatura é muito pequeno nas fotos, mas é ótimo quando eu assino em catálogos. Nas fotos realmente sobra, na verdade, quando vamos a um museu e um Greco não precisamos de ler a assinatura, nós vê-lo!, É um Greco! A assinatura deve ser a auréola, toda a imagem, o que cada um o percebe de imediato. Mas hoje as chamadas em todo o mundo. Você tem que colocá-lo, mas eu estava no caminho, por que não tentar distrair ... Antes que eu esqueça para sempre, mas agora eu sou uma garota muito bem e colocar em todas as mesas.
(1) Isabel Guerra é um acadêmico honorário da Real Academia de Bellas Artes de San Luis e membro correspondente da Academia Real de Belas Artes e Ciências Históricas Toledo.
(2) Esfinge Magazine n º 36, junho de 2003, Isabel Guerra, a beleza da luz. M ª Teresa Cubas.
(3) Isabel Guerra, A.M. Pintor Campoy. Galeria de Edições Sokoa. Madrid, 1992.
(4) mosteiro cisterciense de Santa Lúcia. Zaragoza.
Maria Teresa Cuba



 Lembro aqui também da minha admiração a doce Hermana Glenda e suas lindas músicas para Deus!


 Nunca ouviu??? Recomendo! ♥ Principalmente o CD: "A solas con Dios"


Site:
http://www.hnaglenda.org/








Nenhum comentário:

Postar um comentário