terça-feira, 24 de agosto de 2010

Portfólio de artista



Hoje a aula pela amanhã com o professor e artista Marco Túlio Resende foi muito proveitosa. Ele é o meu querido professor de especialização em desenho e ele sempre tem coisas importantes a dizer sobre o "ser" artista. Hoje não foi diferente.Fizemos várias reflexões sobre muitas coisas,comentamos sobre o meu trabalho final e resolvi que preciso enfrentar meus retratos pintados de frente e não mais fugir deles.

Parece que a exposição final de desenho ficará mesmo para o início de novembro,mas daqui um pouco está ai,na porta! Tenho que começar a produzir e urgente!

Também conversamos sobre o mercado de trabalho e como são altas as comissões cobradas pelos marchands aos artistas!
 Mas o que me levou a escrever este post hoje foi o fato de termos conversado também sobre o fato de eu e mais alguns colegas não termos entrado na 1ª Bienal do artista (união das escolas de Belas Artes- UFMG e Artes plásticas Guignard - UEMG) teria sido uma oportunidade ímpar,já que ano que vem formados não poderemos mais participar.
O fato foi que eu sou uma pessoa teimosa e o Marco Túlio havia me falado que precisaria arrumar o portfólio de forma mais coerente... AAAhhh o portifólio!!!!

Ele me disse que amaram a minha pintura,nas suas palavras: - Acharam, bárbara! rs Mas o restante do portfólio não traziam trabalhos que seguiam a mesma linha,não eram coerentes...Era tipo a pintura e as"cerejinhas"!

Se você deseja criar seu Portfólio, pense que geralmente existe uma banca examinadora que irá olhar a consistência e a coerência do trabalho. Procure conhecer um pouco sobre quem está compondo esta banca, o tipo de trabalho que eles produzem,o tipo de curadoria etc. O portfólio é a porta de visita para o sucesso. Ele precisa ser limpo, de preferência em um papel branco (a visualização das obras é melhor no branco, engana-se quem acha que seria o preto!). Tem que conter de preferência ( e isto depende do que for proposto no edital) trabalhos que sigam a mesma categoria, por exemplo se for colocar pintura que seja só pintura, a não ser que os trabalhos estejam intimamente ligados e esteja tudo isto especificado em um texto claro e objetivo.
é muito importante ler todos os pormenores dos editais,para que você não tenha que passar nenhuma surpresa.
Geralmente a disposição seria uma folha capa ( nome do trabalho - nome do artista),o texto com letra clara, as fotografias dos trabalhos com a especificação técnica atrás das folhas. As fotografias podem ser impressas em um papel couchê brilhante ou fosco (dá um ar de qualidade ao Portfólio),também podem ser impressas em papel fotográfico e coladas com cuidado nas folhas,lembre-se: não se esqueça das especificações na folha, de preferência atrás da folha ou a direita da foto (isto dependerá muito do edital), depois das fotografias coloque um breve currículo de sua carreira, com as exposições e mostras que participou, seu e-mail e telefone.

Para instalações, performances e vídeo algumas especificações serão diferentes, faça conforme o edital pedir, geralmente este pedirá o projeto (no caso da instalação e performance) e o arquivo do vídeo em um cd gravado.

No caso de Portfólio para a participação de concursos fotográficos, se for um ensaio mande as fotos avulsas (sem colar em papeis) com a especificações atrás de cada uma (nome do artista/data/título), isto auxiliará no momento em que da banca for examinar as fotos, pois poderão dispô-las da forma que quiserem. Você poderá mandar um texto avulso para que o ensaio ou a fotografia seja melhor compreendida, tudo muito sucinto e objetivo.

Estas são algumas dicas que achei importante frisar e que tenho aprendido na "prática" sobre esta carreira.
Espero que possam te auxiliar para que cada vez melhore e se profissionalize mais!

 Um bj a todos

Segue ai o link do site do meu professor e artista Marco Túlio Resende

http://www.marcotulioresende.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário