segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Conhecendo novos artistas - Daniel Escobar e Isabella Prado

Estou amando as aulas de minha professora Isabella Prado de Tópicos em Arte Contemporânea. Por motivo dela sair em breve para sua licença maternidade, ela tem trago alguns artistas residentes do JA.CA para estar falando sobre seus processos de trabalho. Primeiro vieram os artistas Camilo (Colômbia) e o Nova Iorquino Zach Fabri. Na aula de hoje ela trouxe o artista Daniel Escobar e durante duas horas ouvimos de seus trabalhos, seu início de carreira, os dilemas que o permeiam e que são tão parecidos com os nossos... Amei a aula e amei conhecer um artista tão talentoso e empolgado com seu trabalho.

Daniel é gaúcho, nascido em uma pequena cidade do Rio Grande do Sul, indo estudar artes na capital Porto Alegre se deparou com a realidade da cidade e todos os seus apelos. Isso causou um grande choque de realidade o que influenciou e influência seu trabalho até hoje. Passando pelos outdoors, os recortes observando as retículas das imagens de grandes formatos,o trabalho com as camadas e o acúmulo, os mapas e guias de cidades e mais recortes e recortes...

Hoje Daniel mora em Belo Horizonte e faz residência no JA.CA. Seu site está em construção ok! Depois posto p vcs!

Mais alguns links para que vc conheça o trabalho deste artista:

http://siterg.ig.com.br/festa/2010/03/18/daniel+escobar+na+mendes+wood+9431937.html

http://www.rhgallery.com/site/artists/cv/escobarcv.html




A cidade ideal de um artista
Daniel Escobar, gaúcho jovem, 28 anos, está com uma exposição individual, Plano Diretor, na galeria Mendes Wood, nos Jardins. Um livro de 1972, “As cidades invisíveis”, de Italo Calvino, é a mola propulsora para as inspirações de Daniel Escobar na construção de novas cidades através de mapas e guias de viagens recortados e remontados para ilustrar colagens, instalações e um vídeo.


(colagem de mapas extraídos de sacolas plásticas)

O desejo do homem de construir a cidade ideal é eterno. Porém, quando essa cidade é construída outros desejos surgem e ela já não serve mais. O homem, então, parte para a construção de outra, mais outra e mais outra cidade, num movimento incessante de insatisfação, até conseguir harmonizá-la com as suas fantasias. No fim, a cidade ideal inexiste.
Essa é a lógica que engrena o trabalho de Daniel. Contudo, as cidades outrora erguidas não são descartadas. Na utopia dessa arte, as urbes “abandonadas” viram talismãs. Assim se dá com o “Palácio das Esferas”, as cidades-miniaturas em caixinhas de acrílico.


(recortes sobre guias turísticos de BH) 


(metal, acrílico e lâmpadas) 

Um mapa turístico de Florianópolis vira tridimensional com as ondulações do oceano saltando pela parede e uma grande cidade-mirante, um site specific, fica no alto de um compensado, montada com pecinhas de madeira, tipo “Lego”, coloridas por imagens coladas de catálogos de vendas de imóveis.


(peças de madeira sobre compensado) 


(peças de madeira sobre compensado) 

Um vídeo de animação gerada por software, em parceria com Andrei Thomaz, também faz parte dessa exposição de Daniel que hibridiza em representações a arte, a arquitetura, os sonhos e o comportamento.
“No atlas devem constar tanto a grande Fedora de pedra quanto as pequenas Fedoras das esferas de vidro... “Uma reúne o que é necessário, mas ainda não o é; as outras, o que se imagina possível e um minuto mais tarde deixa de sê-lo.” (Italo Calvino – “As cidades invisíveis”).
Galeria Mendes Wood
Plano Diretor – Daniel Escobar
Rua da Consolação, 3368, Jardins – São Paulo.
Segunda a sexta: 11 – 19 h.
Sábado: 11 – 17 h.
Até 17 de abril.
Entrada gratuita. 
Postado em: 2010-04-12 16:20:49

 Site do JA.CA : http://jacaarte.org/
Artista Isabella Prado: http://www.isabelaprado.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário