quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Confissões de Adolescente



Se você tem a idade parecida com a minha, deve se lembrar deste livro que foi furor entre as adolescentes da época de 90 "Confissões de Adolescente" de Maria Mariana. Eu mesma tinha o livro (não sei onde foi parar) e fiquei super feliz quando vi a série na TV Minas pela 1ª vez.
Amava cada episódio! O episódio que mais gostei foi o do 1º beijo (encontrei no youtube). Destaco a atriz Débora Secco, iniciante na época, uma graça de adolescente! ;)

A peça foi criada pela atriz, na época adolescenteMaria Mariana, baseado em seus diários. Os diários foram publicados em livro e, posteriormente, adaptados para teatro e para o seriado de televisão.Sob a direção de Daniel Filho, o elenco inicial era formado por Débora Secco (estréia na TV), Georgiana GóesDaniele Valente e Maria Mariana. Na época, os episódios causaram impacto positivo no público e na mídia porque falava de maneira franca sobre abortodoenças sexualmente transmissíveisdrogas, relacionamento com os pais, menstruação, namoro, problemas de saúde, conflitos profissionais e outros assuntos do universo adolescente.
Daniel Filho teve a idéia de produzir o seriado ao assistir a peça de teatro, baseada no livro Confissões de Adolescente de Maria Mariana. A primeira temporada da série soma 21 episódios, a segunda, gravada em parte na França, tem 18 episódios. Os DVDs resgatam a série que completa 11 anos desde sua primeira exibição.

Curiosidades:
  • O diretor da peça teatral foi Domingos de Oliveira, pai da autora Maria Mariana e o elenco era formado por Maria Mariana, Ingrid GuimarãesCarol Machado e Patrícia Perrone. Depois, Maria teve que sair e foi substituída por Gabriela Duarte.
  • DVD da série foi lançado em uma festa, em 17 de outubro de 2005, com a presença de Daniel Filho, o diretor da série, e as atrizes protagonistas, com exceção de Deborah Secco. O DVD tem a primeira temporada da série com 21 episódios, e a segunda temporada (gravada na França) com 18 episódios.
  • As histórias retratadas na série basearam-se na peça homônima de Maria Mariana sobre suas experiências reais de vida. Confissões de Adolescente atraiu o público através das histórias conflituosas das quatro garotas, sobre paqueras, estudos, o primeiro sutiã, a primeira menstruação, aborto, enfim tudo que a platéia adolescente queria ver, atingindo em cheio as expectativas da platéia "teen" de todas as idades.
  • A cada dia, o enfoque da trama era dado para a experiência vivida por uma das garotas, sendo que as demais surgiam como coadjuvantes, envolvendo-se, emitindo opiniões, aconselhando e ajudando a protagonista do episódio.
  • Filmada em película 16 mm (primeira série brasileira de televisão nesse formato), destacou-se por ser uma produção independente e sem grandes recursos, mas que manteve um significativo sucesso, arrancando aplausos tanto do público quanto da crítica. Um dos poucos seriados fora dos padrões globais a possuir uma repercussão internacional tão boa.
  • No Brasil, o primeiro ano da série foi exibido pela TV Cultura (a partir de 22 de agosto de 1994). Logo no 2º ano, a partir de 1 de junho de 1996, foi exibido pela TV Bandeirantes, constando com 19 episódios inéditos. No ano de 1997 voltou a ser exibida pela Cultura, reapresentando o que fora transmitido pela Bandeirantes. A partir de 2001, a série foi reprisada no canal Multishow (Net/Sky).
  • O sucesso de Confissões de Adolescente é compreensível, quando nos deparamos com roteiros tão primorosos cheios de lições de vida sem caretice, uma narrativa ágil, uma marcante fotografia, interpretações e direção de peso.
  • A série trouxe as chamadas participações afetivas, em que os atores convidados não recebiam nada pela participação, atuavam por amizade e carinho pela produção. Entre eles: Marieta Severo, Débora Bloch, Cláudia Gimenez, Maitê Proença, Lília Cabral, Lucélia Santos, Drica Moraes, Pedro Cardoso, Rúbens de Falco, Cristina Pereira, e outros.
  • Um dos destaques na edição da série eram os momentos em que os atores usavam a metalinguagem conversando com o público, dando verdadeiras confissões aos telespectadores, com depoimentos olhos nos olhos para nos deixar mais próximos dos conflitos tratados em determinado episódio.
  • Alguns episódios da série tiveram parte deles rodados em Cannes, França, assim que os direitos do programa foram vendidos para a TV Francesa TF-1. Esses episódios mostravam as meninas passando as férias fora do Brasil. A partir desta temporada Diana (Maria Mariana) decide estudar na França e viver com uma família francesa.
  • Ao término da série, Confissões de Adolescente foi indicado a um Emmy Award como melhor série internacional. Foram produzidos 23 episódios, exibidos no Brasil, Israel, Finlândia, Grécia, França, Portugal e Nova Zelândia.
  • A peça teatral de Maria Mariana foi escrita a partir de seus diários, e além da série, rendeu também um livro-áudio e um filme. A peça estreou no Rio de Janeiro em 8 de março de 1992 e tinha no elenco original, além de Maria Mariana, Ingrid Guimarães, Carol Machado e Patrícia Perrone. Maria deixaria e peça mais tarde e foi substituída por Gabriela Duarte.
  • Daniel Filho, o diretor, narra em seu livro O Circo Eletrônico, ao assistir pela primeira vez a peça de Maria Mariana:
"Nunca tinha visto tão de perto a alma de uma jovem adolescente. (...) Coisas fora do meu conhecimento. Chorei várias vezes durante a precária montagem, feita porém com grande emoção. Ali tinha um programa de televisão. Barato, algo que não existia no ar, instigante, diferente. Naquele mesmo instante fiz a proposta da compra dos direitos".



Site do livro:

Episódio: O 1º Beijo:
Parte 1
Parte 2
Parte 3

Nenhum comentário:

Postar um comentário