segunda-feira, 21 de junho de 2010

Montagem de Exposição

Quem é artista,ou quem já mexeu com isso sabe o quanto dá trabalho fazer uma exposição.
 Primeiro a dificuldade em colocar o que estava em sua cabeça (projetos) em algo palpável,real para ser contemplado pelas pessoas.
O caminho de se conseguir materializar o que seria tão subjetivo dentro de você não é nada fácil,mas é o desafio do artista...mesmo que fale sobre algo banal ou que pareça simples aos outros, não é uma caminhada nenhum pouco superficial...Pode crer... É sofrida!
 Bom,mas o sofrimento faz parte do processo criativo e já dizia meu professor Marco Túlio Rezende que devemos usar todo o sofrimento como uma alavanca para o trabalho,melhor do que buscar facilitadores...afinal a vida é ou não é assim,nem um pouco fácil.

 Como artistas devemos aprender a lidar com as angustias,não que sempre iremos ter,mas um momento ela surge e ai? É melhor segurar a onda, faz parte!

Bom, mas depois da obra feita e da exposição marcada o desafio agora é coloca-la de forma que tenha toda a sua força,toda a potência que se quer manifestar através dela. Uma montagem ruim pode acabar com um trabalho,esse mesmo caso ocorre com as famosas molduras (tão irresistíveis,mas tão prejudiciais se colocadas de forma errada...) mas isso é pra outro post, então, a montagem é parte imprecindível para o trabalho e precisa ser levada com seriedade.

 Hoje pela manhã montamos a nossa Exposição Experymental no Espaço 104. Um galpão grande,com um pé direito enorme,o 104 possui paredes com muitas informações(o que poderia se caracterizar um problema!) como: tijolos aparecendo,pedaços de reboco... mas podemos adaptar, pois essas informações fazem parte da estética do local e agregaremos isso a montagem.

 A medida que começamos a montagem,meus professores Marco Túlio e Ana Cristina Brandão iam dando as coordenadas e nós aprendizes ouvimos com toda atenção. Muitas vezes diziam a frase: " Menos é mais !". ÔOO como isso é importante... As vezes por insegurança, achamos de florear as coisas (no caso dos trabalhos),tentando criar facilitadores, querendo forjar mais sedução a quem vê,mas o trabalho em sim,já deve conter tudo isso,toda essa força e capturar o coração,ou a mente de quem o observa.

 Aprendemos muito hoje e amamos,é muito bom participarmos de uma exposição.
 Segue ai algumas fotos tiradas por mim hoje:

As fotos dos trabalhos postadas aqui seguem o nome dos artistas que a fizeram e que poderão ser vistas na exposição


Cacá Bicalho


Ana Cristina Brandão,Marco Túlio Rezende (Profºs Guignard) e a Josy






Nenhum comentário:

Postar um comentário